O termo “Black Tie” indica que o anfitrião espera que todos vistam smokings com gravata preta, não importando os modelos. De maneira geral a maioria se veste igual optando pelo modelo tradicional (paletó de 1 botão) e uma minoria que usa modelos utrapassados e até mesmo se vestem em desacordo com o que foi solicitado. Neste útimo caso pode ocorrer que o anfitrião veja a transgressão, sem contudo recusar a presença destes desinformados no evento. Existem também aqueles  que se vestem em desacordo, mesmo conhecendo o “dress code“, caracterizando uma desconsideração intencional que pode cair na antipatia do anfitrião naquela ou após aquela noite. Não vale o risco de se vestir indequadamente, seja pela quebra do protocolo com todas as suas consequencias ou por se sentir “um peixe fora d’água” em um evento tão elegante. Só quebre a regra se no convite constar “Black Tie Opcional” ou “Black Tie Preferido”. Neste caso vista um alinhado terno de cor escura (de preferencia preto) com gravata social preta. Não se aventure em outros trajes e combinações que possam ser motivo de comentários.

Para os convidados mais exigentes que não querem se vestir igual a todos os outros, existem alguns modelos diferenciados em tecido, corte e caimento (qualidade) que demonstram gosto refinado e a elegancia no vestir.

Como são raros os convites para festas black tie a melhor recomendação é alugar ao invés de comprar. Entretanto ao fazer esta opção o convidado precisa escolher com muito cuidado a loja e a apresentação do traje para não ficar parecendo uma “roupa de aluguel”. Os smokings devem estar impecáveis, semi-novos, sem arranhão nas lapelas e sem brilho de queimaduras no tecido. Há smoking para tudo, assim como para festas de 15 anos, formaturas, casamentos, eventos empresariais e festas elegantes da alta sociedade. Para as festas mais populares que envolve o pessoal jovem,  não tão exigente, admite-se o uso de tecidos sintéticos, sendo os mais comuns o Panamá e o Oxford que a maioria das lojas possui. Já em eventos mais sofisticados, em locais que são notadamente referencia de luxo recomenda-se optar por tecidos de melhor qualidade em lã pura, assim como a linha Super Tropical (Super 100, 120, …180).  Além disto é recomendável ainda os trajes de alfaiataria ao invés dos industrializados, pois são mais ajustados e tem melhor caimento.

A Maximu’s Rigor é uma tradicional loja de aluguel de roupas dedicada aos trajes masculinos que possui todas as opções de smokings apresentáveis para cada ocasião, sejam eles industrializados ou de sua própria alfaiataria (selo de qualidade).

De maneira geral as festas a rigor e eventos mais elegantes e conhecidos de São Paulo são:

Festa da Revista Vogue, Sugar Dinner, Jocquei Club, Leopolldo, Cube A do Amaury Jr, Círculo Militar, Esporte Clube Pinheiros, Clube Holms, etc.

(desculpem se esquecemos algum evento e nos informe nos comentários para que façamos a inclusão, se for o caso)

Anúncios