O Smoking é um traje masculino de gala e cerimônias não religiosas, também conhecido como Black Tie. Usa-se exclusivamente à noite, depois das 18 horas ou após o por-d0-sol nos horários de verão. É adequado para jantares públicos e privados, bailes e festas, quando o traje constar no convite. O seu uso não é recomendado em casamentos religiosos, já que devido a sua origem ligada ao jogo e ao tabaco é considerado quebra de etiqueta usar Smoking na Igreja.

Na verdade o Smoking nem é tão formal assim, pois foi criado como uma alternativa menos formal do que a Casaca. Exceto em situações muito pontuais de extrema importância social, assim como visitas de Chefes de Estado ou Coroações, o mesmo substituiu definitivamente a Casaca no vestuário formal para a noite.

O traje para usar de dia é o Fraque, Fraquete ou Meio-Fraque tradicionais com calça risca-de-giz (Morning Coats) que pode ser usado no estilo social (com camisa e gravata sociais). Para casamentos religiosos de noite, deve-se optar pela camisa rigor com gravata plastrom. O Fraque só é usado em casamentos de alta formalidade, o que é raro nos dias atuais no Brasil.  Ainda assim o Fraque e o Meio-Fraque ficaram restritos aos padrinhos de casamento, sendo os ternos de cor escura (trajes sociais) mais indicados para os convidados. Para os noivos existem outros trajes alternativos, assim como as Túnicas, Casacos e Fraquetes modernos, tal qual a noiva tem o seu vestido.

Anúncios