No dia 04.10 foi ao ar na novela Fina Estampa, a festa de renovação de votos de Tereza Cristina e René Velmont. Mas afinal, o que é um traje Black Tie? Quais são os elementos que o definem? Como evitar gafes em uma festa formal?

Antes de responder a todas estas dúvidas, é importantíssimo que muito além de dicas vindas de um portal, seja consultada uma loja especializada em locação destes trajes especiais. Funcionários devidamente treinados o ajudaram na melhor escolha.

  • O Smoking básico

Composto por paletó preto com aplicação de cetim somente na lapela. Pode ser de um, dois ou três botões. Nada de cetim na lateral das calças!  A camisa é a branca plissada impecavelmente limpa e bem passada. Se utilizar colete não se usa faixa na cintura e vice-versa. A gravata é do estilo borboleta.

Muitos artistas e celebridades em festas a rigor, como o Oscar, customizam seus trajes trocando o smoking por um paletó escuro e gravata comum, entretanto é bom saber que apenas pessoas públicas estão livres para estas criações. Não se arrisque.

  • Sapato correto

Devem ser pretos e de couro ou verniz.

  • A camisa

A camisa correta é a rigor plissada.  A gola mais utilizada é a do tipo “vovô”.

  • Lapela

A gola de bico ou pontuda é a mais usual juntamente com a gola social. A chale é pouco utilizada atualmente.

  • E o Summer Jaquet?

É a versão branca do smoking com calça preta, porem com pouca procura. É usado em ocasiões especiais.

  • E a diferença entre Smoking, Fraque e Casaca?

Hoje em dia, fraque e meio-fraque são mais utilizados em casamentos (principalmente a segunda opção). A casaca é reservada para eventos governamentais e jantares de extremo rigor. Não se usa smoking em casamentos na igreja, fraques e suas versões ou casacas em festas black tie.

Anúncios