Guia-do-Black-Tie

 

SMOKINGS

Smoking é um traje formal ou de gala que consiste em um paletó de 1, 2 ou 3 botões ou trespassado, sem abas nos bolsos, além de golas e lapelas diferenciadas revestidas de cetim que se usa com camisa rigor plissada e gravata borboleta, com liberdade modelos e cores.  De maneira geral se usa uma faixa na cintura e um lenço no bolso, ambos na cor da gravata. Se optar por usar colete, a faixa deve ser dispensada.

 

Os modelos tradicionais são aqueles com paletós de 1 botão, mais retos, compridos e folgados. Atualmente o smoking slim fit de 2 botões é bem aceito entre os jovens e aqueles que estão com a forma física em dia. Existem também modelos de 1 botão em corte slim, ou seja, sem folgas, mais curtinhos, cinturados e com lapelas estreitas. A calça pode ser clássica ou skinny, mas nada de friso de cetim nas laterais. Faça a diferença optando por um traje moderno, com um belo sapato de verniz e caprichando no seu visual.

Black-Tie-slim-maximus

 

BLACK TIE

Black Tie para homens é um Smoking, qualquer que seja o modelo, que consiste em uma camisa rigor branca e gravata preta, seja borboleta ou social. O tecido recomendado para  ocasiões mais formais e elegantes é a pura lã fria. Os trajes a rigor devem ser usados, salvo raras exceções, à noite em ocasiões formais quando constar no convite. Nos horários de verão deve-se esperar escurecer. Existem outros trajes formais para serem usados durante o dia e as crianças não estão obrigadas a usar Smoking. Deixe a gravata branca para o White Tie que se usa com o Fraque.

O convidado deve sempre mostrar consideração com o anfitrião da festa honrando o “dress code” e atraindo a sua simpatia permanente, ou seja, demonstrando que se importa com o seu desejo e mantendo comportamento condizente com o grupo. Na dúvida peça sugestão ao próprio anfitrião e evite consultar amigos desinformados. A transgressão pode ser desculpada pelo anfitrião considerando seu convidado desinformado, mas vai valer como valiosa experiência para não repetir o erro em outra ocasião. A Maximu’s Rigor coloca seus Consultores de Etiqueta à disposição par esclarecer as dúvidas gratuitamente.

 

Diferentes formas de convites Black Tie

BLACK TIE OBRIGATÓRIO OU APENAS BLACK TIE / “BLACK TIE REQUIRED

São a mesma coisa e o traje a rigor com gravata preta é obrigatório. Cuide dos sapatos. Não ouse.

BLACK TIE PREFERENCIAL OU BLACK TIE SOLICITADO / “BLACK TIE PREFERRED OU REQUESTED

Neste caso o convidado está desobrigado do uso do traje rigor para aqueles que não podem comprar ou alugar um Smoking. Pode-se usar um terno de cor escura com gravata obrigatória, preferencialmente  pretos com camisa social branca. Se não puder fazer isto recuse o convite educadamente.

BLACK TIE OPCIONAL

Sugere que os homens usem Smoking, mas não insiste nisto. Não é um código de vestuário muito preciso forçando os convidados a um jogo de adivinhação que pode deixar uma minoria deslocada no evento. No enigma opcional recomendamos optar sempre pelo smoking.

BLACK TIE CRIATIVO / “CREATIVE BLACK TIE

Trata-se de uma customização, uma combinação de smoking com itens da moda. Não é um baile de máscaras, mas admite-se camisas pretas, coletes de cores diferenciadas, laços pretos ou gravatas pretas estampadas e outras variações contemporâneas com alguma liberdade, respeitando-se a forma geral.

SUMMER BRANCO OU SUMMER JACQUET

Em tempos de verão admite-se usar o Summer branco ou perolado, com gravata e faixa pretas e calça preta ou azul noite. O traje se enquadra no vestuário black tie. Deixe as gravatas  e faixa de de outras cores para quando a ocasião pedir traje a rigor.

bruno-black-tie

Anúncios